História

O soul, alma em português, nasceu no Estatos Unidos da América pelos negros, que não só faziam , como eram grandes consumidores desse estilo musical, por isso o adjetivo, "soul food" (comida de negro). Ele surguiu a partir do gospel, música com letras das canções se tratando de Deus e por vocalizações intensas, seja do solista, do coro ou mesmo dos espectadores, e do rhythm and blues, com temas abordando o homem em si, sua sexualidade e seus sentimentos, partir do final da década de 1950 e inicio da década de 1960. Assim fez, James Brown, dito o pai do soul. Esse novo estilo músical foi favorável a luta dos afro-descendentes norte-americanos pela sua alforria econômica e cultural.


Pastores batistas foram motivados por um espírito de liberdade social, inspirado em Gandhi (pela emancitação dos ingleses por manifestações pacíficas ) e pela rejeição social agravada pela crise econômica de 29 ( houve uma quebra na bolsa de Nova York, que levou uma grande parte da população a falência e a miséria) e pela segunda guerra mundial (devido ao grande crescimento econômico do país durante a guerra, aumentou a desigualdade social já existentes entre brancos e negros) eram porta vozes de suas comunidades e cantores soul utilizavam suas letras como forma de protesto. Portanto, o crescimento do soul foi proporcional as expressões coletivas pelos direitos civis da comunidade afro-americana que, lutava pela intregação de sua raça com as demais, com a finalidade de beneficiar-se da riqueza do país, produzida pela maioria e distribuída pra poucos.


Luther Vandross, disse em seu no documentário A História do Rock’n’Roll, "o movimento influenciou a música e a música influenciou o movimento". Sendo assim, ela esta diretamente ligada a sua identidade socio-cultural, o modo de como se percebia e como queria que a percebessem, assim dissemos que esta música negra tem uma história de resistência de sua cultura , pela apropriação de seu gênero musical e sua modificação feita pelo público wasp (é a sigla em inglês que significa "branco, ango-saxão e protestante", usada em sentido pejoratico, já a palavra tem um eco do adjetivo "waspish" (irascível, petulante) e do substantivo "wasp" (vespa) ), que ja estava se espalhando pelos guetos.


A ideia de união foi transmitida nas músicas soul , e atravessou as barreiras do seu territorio de origem, sendo consumida por públicos de todo o mundo, passando a ser torna popular nas vozes de artistas como Otis Redding, Aretha Franklin, Os Temptations entre outros. 


Ao mesmo tempo, as marchas do movimento pelos direitos civis começavam a reunir até milhões de pessoas, assim obrigando a sociedade acatar as suas reinvindicações, só durante um tempo, pois logo começou a aparecer assassinatos e espancamentos dos líderes do movimento, igrejas afro-americanas incendiadas, passeatas pacíficas reprimidas à força pela polícia em várias cidades, que diminuaia lentamente a força do movimento pelo medo. A violência racial atingiu o auge com o assassinato do maior símbolo do movimento pelos direitos civis, Martin Luther King, no dia quatro de abril de 1968. Após sua morte, aumenta a violência nas ruas causadas por gangues, por isso dissemos que foi também um assassinato cultural, que retirou o soul de sua "época de ouro". 

Ela se modificou , incluindo novos elementos a sua música e suas letras, porém nunca mais foi como no seu ápice de sucesso, mesmo como grandes apresentações de Stevie Wonder e Janielle Monáe, no Rock Rio 2011 e, alguns festivais de soul, como o Summer Soul Festival 2011, que mantém a chama da liberdade acesa.
 

©IX Mostra Cultural ETRR: Dançando conforme a Música.Soul Music | TNB

Free S Curlz Cursors at www.totallyfreecursors.com